Importante!

Recomendado usar o Mozila Firefox para melhor Visualização!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Raça Rubro Negra


Ela está presente em todos os jogos do Flamengo no Maracanã, assim como em outros estádios mundo afora, e até em jogos de outros esportes que não sejam futebol.

Em 1976, foram colocados diversos cartazes nas paredes do Maracanã com a inscrição "Vem aí o Maior Movimento de Torcidas do Brasil".

Surgia ali a Raça Rubro Negra, que hoje é composta por 61.300 pessoas, portanto, sendo uma das maiores do Brasil.

A idéia era formar a primeira torcida que não era o camisa 12 (um mero 'quebra galho' que participa de vez em quando do jogo) e sim o primeiro jogador do time, o mais importante.

O nome foi escolha do primeiro presidente da torcida, Cláudio Cruz, em homenagem a principal característica do clube, de transformar derrotas eminentes em vitórias consagradoras e levando a risca também o verso do hino de Paulo Magalhães (1920): "Flamengo tua glória é lutar".

Com o nome escolhido a dúvida agora era a camisa. Ela teria o tom predominante em vermelho, com a manga, gola e escudo negros; a mão — com o punho cerrado — seria o símbolo de luta, resistência e vontade e raça.

A próxima etapa seria o símbolo, a idéia inicial era mostrar duas mãos arrebentando uma corrente, alusão ao símbolo do movimento negro, a idéia foi rejeitada pois não poderia haver preconceito.

Assim o símbolo escolhido foi um punho cerrado saindo do mapa do Brasil. Então, em 24 de abril de 1977, surgia o Maior Movimento de Torcidas do Brasil, a Raça Rubro-Negra.

A Raça Rubro-Negra é uma das torcidas organizadas mais visadas por torcidas organizadas de times rivais; entre outros motivos, por ser a mais numerosa e mais representativa do Flamengo e por boa parte dos componentes vindo de comunidades carentes de classe média baixa, e também pela sua violência com as torcidas rivais do Clube de Regatas do Flamengo, em diversos acontecimentos a Raça Rubro-Negra deu diversos "ataques" em torcidas de outros clubes, mostrando toda a sua "disposiçao" assim dito pelos guerreiros de torcidas.

Nenhum comentário: